COMO CUIDADORES PODEM ESTIMULAR HÁBITOS DE ESTUDO EM CRIANÇAS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8890

Resumo

O objetivo deste estudo é indicar, a partir da Análise do Comportamento (AC), ações de como desenvolver hábitos de estudo com o público infantil, especialmente durante a pandemia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio do Google Acadêmico, para selecionar artigos e dissertações a respeito da temática. Os principais resultados obtidos foram: (i) os hábitos considerados não promotores de estudo são a não compreensão da organização do espaço de estudo, não dispor de tempo/dinheiro para as atividades escolares, minimizar a importância de cumprir regras e estabelecer consequências coerentes às atividades; (ii) os hábitos promotores podem ser organizar e planejar o espaço, tempo/horários e materiais para uso de estudo; auxiliar no manuseio e organização do material escolar, supervisionar as atividades e organizar o momento pós-estudo (reforço positivo). A partir desses achados, pode-se concluir que a AC pode oferecer aos pais/cuidadores instrumentos para estimular hábitos de estudo nas crianças. 

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Publicado

14-11-2022

Como Citar

RODRIGUES, Maria Ester; SORBARA, Alessandra. COMO CUIDADORES PODEM ESTIMULAR HÁBITOS DE ESTUDO EM CRIANÇAS?. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i1.2022.8890. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/8890. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos