EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E NECESSIDADES

Autores

  • Reginaldo Peixoto
  • Rosana Aparecida Campos
  • Gislaine Cristina Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8865

Resumo

As políticas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil se iniciaram em 1848, ainda no Período Imperial, quando fora criado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, porém, seu foco não foi o atendimento educacional, mas sim o trato das deficiências e a reabilitação. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo teórico sobre a educação inclusiva no Brasil e os impactos que a pandemia trouxe para essa modalidade de ensino e o seu público alvo, quando determinou o ensino remoto emergencial, efetivado por meio do uso de ferramentas diversas, como materiais impressos, uso de smartphones, computadores e tantos outros. A pandemia de covid19 causou grandes impactos na sociedade, que podem ser vislumbrados em todas as áreas, sobretudo na educação, tanto por causa da falta de formação de professores adequada para esse enfrentamento, quanto da utilização de ferramentas tecnológicas por seus envolvidos, sem contar na complexidade que é a educação especial, o que asseverou ainda mais os prejuízos durante o isolamento social. Assim, para darmos conta do proposto, a metodologia utilizada nesse estudo se pautará na pesquisa documental e bibliográfica, por meio de documentos, livros e artigos, principalmente.

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Publicado

09-11-2022

Como Citar

PEIXOTO, Reginaldo; CAMPOS, Rosana Aparecida; NOGUEIRA, Gislaine Cristina. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E NECESSIDADES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i1.2022.8865. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/8865. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos