EDUCAÇÃO INFANTIL E AS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8801Resumo
Este trabalho estuda as metodologias ativas relacionadas à Educação Infantil. O objetivo geral foi compreender as metodologias ativas utilizadas na Educação Infantil na última década. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa e bibliográfica seguindo alguns critérios de seleção, em artigos das bases de dados Scielo Brasil e Portal de Periódicos da CAPES, relativos ao período de 2010 a 2020. Como resultado, a partir da organização das figuras, dos quadros, da leitura e da compreensão dos trabalhos selecionados, organizaram-se as seguintes categorias: a) Sentidos múltiplos dos conceitos “metodologia” e “metodologia ativa”; b) Relação entre metodologia ativa e tecnologia; e c) Discussões centradas no ensino superior e em áreas da saúde. A partir das análises e das discussões, foi possível concluir que: há problemática de entendimento no uso da palavra “metodologia”, a qual é encaixada em diferentes contextos (ensino, aprendizagem, método, tecnologias, caminho de pesquisa); faltam trabalhos considerando as duas bases de dados estudadas dentro do período pesquisado, sendo que uma possibilidade de escassez pode se dar pelo fato dos professores não conseguirem relatar em periódicos científicos suas práticas de sala de aula por diferentes motivos; discussão do assunto para além da Educação Infantil, atingindo o ensino superior e a área da saúde; necessidade constante de pensar nas metodologias ativas de modo integrado na escola, com outras questões pertinentes como fome e violência, pois nenhuma criança tem condição de aprender sem ter suas necessidades básicas supridas. Desse modo, este texto aponta a necessidade premente de um aprofundamento sobre o termo “metodologias ativas” com definições claras e objetivas e serve, ainda, como um aporte e uma possibilidade de reflexão de caminhos iniciais para estudos futuros.Downloads
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