A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA E OS PRESSUPOSTOS DE CTSA EM UMA OFICINA TEMÁTICA APLICADA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i2.2022.8793

Resumo

As concepções da educação ambiental transformadora articulada com a perspectiva educacional de Ciência Tecnologia Sociedade e Meio Ambiente (CTSA) nas escolas tem se destacado em virtude da valorização das questões que emergem no cotidiano dos estudantes frente ao conteúdo curricular. Esta pesquisa tem por objetivo investigar como uma proposta de oficina temática na perspectiva CTSA pode favorecer a aprendizagem de conceitos de ciências relacionados a geração de resíduos sólidos urbanos. Para isso, a oficina temática “Lixo e a poluição ambiental” foi organizada de acordo com os aportes teóricos de Marcondes (2007) e Loureiro (2004) em 5 etapas com duração total de 4 horas, aplicada em um colégio Estadual do município de Cambé – PR, durante a 7o Semana de Humanidades 2018 cujo público foi uma turma de estudantes do 2o do Ensino Médio. A realização da oficina por meio dos fundamentos de CTSA e objetivos da EA, proporcionou aos estudantes o conhecimento sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem no município e de seu papel social em relação à preservação ambiental. Constatou-se que o ensino mediante a articulação dos objetivos propostos pela Educação Ambiental transformadora e os pressupostos de CTSA estruturados em oficinas temáticas favoreceu o processo de aprendizagem dos estudantes em relação à importância da preservação ambiental.

Downloads

Publicado

06-02-2023

Como Citar

MORETTI, Andressa Algayer da Silva; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia. A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA E OS PRESSUPOSTOS DE CTSA EM UMA OFICINA TEMÁTICA APLICADA NO ENSINO DE QUÍMICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 2, 2023. DOI: 10.25110/educere.v22i2.2022.8793. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/8793. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos