AS INICIATIVAS DE SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.8447Resumo
As Instituições de Ensino Superior (IES) são consideradas como parte da solução para a viabilização das sociedades sustentáveis. Embora muitos esforços estejam sendo feitos para inserir os princípios e as práticas da sustentabilidade em todas as dimensões das IES, pouco se sabe se essas iniciativas estão seguindo uma abordagem holística. Este artigo analisa como as IES têm promovido a sustentabilidade nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão do campus, a partir de dois objetivos: a) identificar as estratégias de sustentabilidade utilizadas pelas IES, no contexto internacional e nacional; b) avaliar os níveis de institucionalização da sustentabilidade nas IES, a partir de estudos que atuaram nas quatro dimensões referidas. Para tanto, foi conduzida uma revisão integrativa de literatura, que analisou as produções científicas indexadas nas bases de dados SCOPUS e SciELO, produzidas entre os anos de 2015 e 2019. Dos 687 artigos pré-selecionados, 82 foram selecionados para a análise. Os resultados revelam que as práticas de sustentabilidade das IES estão mais concentradas nas dimensões da gestão e do ensino. Apesar da variedade de estratégias identificadas, em geral as iniciativas são individuais e compartimentadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.