ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA (2010 - 2020)

Autores

  • Raiane Oliveira da Silva
  • Carolina Amaral Tavares da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8399

Resumo

O artigo objetivou analisar publicações científicas, cuja temática aborda estratégias utilizadas nas escolas sobre a Educação Ambiental, nos últimos 10 anos, computados a partir das plataformas Scielo e Capes. Utilizou-se para esse levantamento os descritores: “Educação Ambiental”; “Estratégias de Ensino” e “Escola”. A metodologia utilizada foi a partir de uma revisão bibliográfica sobre a referida temática, visando conceituar o tema apontando, sua problemática e a relevância do estudo. A partir disto, foram identificados por meio dos descritores 426 trabalhos dos quais foram selecionados para análise 187 artigos. As análises e discussões proporcionaram a verificação do volume de publicações por ano, como também, as revistas que foram mais utilizadas pelos autores, em quais regiões do Brasil se concentram as principais instituições envolvidas, quais as metodologias de pesquisa mais utilizadas, além de averiguar, as principais estratégias de ensino para a Educação Ambiental analisadas pelos autores. Foi possível concluir com esta pesquisa, um crescente interesse entre os pesquisadores sobre o tema Educação ambiental na escola. Entre as abordagens de ensino mais utilizadas, estão as de caráter semelhante às atividades já desenvolvidas em ambiente escolar, com o propósito de incluir ao longo das aulas e disciplinas a temática meio ambiente, ampliando, portanto, o conhecimento dos alunos.

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Publicado

26-10-2022

Como Citar

SILVA, Raiane Oliveira da; SILVA, Carolina Amaral Tavares da. ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA (2010 - 2020). EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i1.2022.8399. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/8399. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos