O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E A PEDAGOGIA SOCIAL: UMA POSSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8203Resumo
Este estudo, insere-se dentro do projeto de pesquisa intitulado Educação, Sociedade e Meio Ambiente do Centro Universitário Internacional Uninter. Chama atenção para a temática socioeducativa com luz na Pedagogia Social a partir da adolescência. A adolescência consiste em um período de mudanças hormonais, psicológicas e sociais que podem influenciar na vida adulta, inclusive ao cometimento de atos infracionais, independente da situação socioeconômica, conforme dados do Sistema Integrado de Informação Penitenciária (INFOPEN) (2015) que aponta para mais de 54% da população jovial carcerária. No Brasil, adolescentes que cometem atos infracionais são submetidos a medidas socioeducativas que estão previstas no Estatuto da criança e do Adolescente, como medidas que devem ser aplicadas à adolescentes de 12 a 18 anos que cometeram algum ato infracional. Esta pesquisa de cunho documental, teve como objetivo o levantamento bibliográfico a partir do estado do conhecimento e encontrou alicerce teórico em Romanowski; Ens (2006) apontou para Caliman (2010), (2012), (2015); Díaz (2006); Freire (1997), (2019); Gadotti (2012); Machado e Ribeiro (2016); Nascimento (2003); Pereira (2011); Rodrigues e Oliveira (2019), dentre outros preocupados com a temática aqui mencionada, além dos documentos oficiais. Acredita-se que a Pedagogia Social, a partir do processo de socioeducação, exerce um papel fundamental no processo de ressocialização e inclusão dos adolescentes na sociedade.Downloads
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