USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO (1997-2019)
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.8198Resumo
Este artigo apresenta um levantamento das produções desenvolvidas na área de Ensino de Ciências que reportam o uso de textos de divulgação científica no contexto da formação inicial e continuada de professores no período de 1997 a 2019 em anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e em periódicos da área. Foram analisados os seguintes aspectos nos trabalhos: contexto de desenvolvimento da formação (inicial ou continuada); objetivos didáticos; tipos de textos e estratégias utilizadas; e contribuições e dificuldades relacionadas ao uso desses materiais. Os resultados revelam o papel fundamental do professor na escolha e implementação desses textos em sua prática pedagógica. Portanto, é necessária a familiaridade dos professores com esse material, para que possam realizar escolhas adequadas com relação a sua implementação em sala de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.