O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RECREAÇÃO HOSPITALAR: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SUA ATUAÇÃO NESTE AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v18i1.2018.6795Resumo
A recreação é impulsionada pelos aspectos físicos, sociais e psicológicos, sendo responsável por proporcionar o entretenimento, a distração e a diversão que devem ser usados de modo construtivo proporcionando benefícios aos indivíduos. A Recreação hospitalar, por sua vez, é uma das formas de recreação que visa colaborar com a recuperação, a reabilitação e o resgate do aspecto saudável dos pacientes hospitalizados, cabendo ao profissional de Educação Física ser o responsável por essa prática. Este trabalho objetivou investigar a importância da atuação do profissional de Educação Física na recreação hospitalar, verificando as formas de inserção do lúdico e da recreação no hospital, analisando se as atividades lúdico-recreativas auxiliam na recuperação de pacientes em tratamento. Este estudo se embasou na análise e interpretação de diversos dados obtidos em uma pesquisa bibliográfica acerca da temática. Por meio dessa pesquisa iniciou-se a construção de uma base metodológica, conceituando, analisando e refletindo a importância do profissional de Educação Física no âmbito hospitalar, onde, possibilitou o conhecimento de uma área de intervenção na Educação Física de grande importância social, além de contribuir com a humanização dos serviços prestados no hospital. Vários benefícios puderam ser observados durante o estudo, o mais relevante é o fato de tornarem os pacientes mais motivados, com maior autoestima para enfrentarem tal situação e que o profissional de Educação Física tem um papel de extrema importância na área hospitalar, visto que ele é detentor de um vasto conhecimento na área da recreação e essencial para tal prática hospitalar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.