OBESIDADE INFANTIL E PRÁTICAS DE BULLYING: QUESTÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6698Resumo
O artigo expõe resultados de pesquisa quantitativa sobre a percepção de professores quanto a presença e interações sociais de alunos com obesidade. Os trabalhos aqui apresentados são parte integrante da pesquisa “A violência escolar e os seus múltiplos olhares: Proposta de intervenção na formação de professores do PARFOR da UEM” onde se inclui discussões sobre o tema bullying. Acreditamos ser, a obesidade, um fator desencadeador de problemas de ordem física e emocional, pois alunos que não se enquadram no padrão magro de beleza são alvos de bullying. Os participantes foram 78 alunos ingressantes em cursos de graduação PARFOR/UEM. Os dados revelaram que em todas as turmas dos 78 participantes, haviam alunos com obesidade e que esses sofriam preconceito e eram excluídos ou se autoexcluiam das interações sociais escolares. A partir dos dados levantados, podemos considerar que as crianças obesas, em sala de aula, sofrem preconceitos das crianças não obesas. Preconceito e exclusão são características das práticas de bullying e estão presentes em todas as escolas brasileiras. Essa é uma situação social que merece cuidado educacional, pois aprender a respeitar é parte integrante da aprendizagem que se constrói na família e no ambiente escolar. Não há interação se não houver respeito às diferenças, não há aprendizagem se não houver interação, não há vida se não houver saúde física e afetiva. Obesidade e bullying são temas que devem pautar toda formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.