A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR UNIDADE DE UMUARAMA/PR
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v17i1.2017.6289Resumo
Atualmente a reflexão sobre as práxis e as qualificações pedagógicas do professor na docência do ensino superior tem mostrado a necessidade de estabelecer a relação da identidade do professor dentro do âmbito do ensino e analisar sua relevância no processo de formação dos futuros profissionais. Nesse sentido a universidade precisa ser entendida como um lugar de aquisição de conhecimento e de formação profissional, onde a práxis pedagógica é um fator determinante para a emancipação dos indivíduos nos processos formativos da aprendizagem. Esta pesquisa objetivou investigar a atuação do corpo docente do curso de Educação Física da Universidade Paranaense/UNIPAR unidade de Umuarama/Pr., e de que forma a práxis pedagógica e a formação continuada interferem na formação dos futuros profissionais. Este estudo se embasou na análise e interpretação de diversos dados obtidos em uma pesquisa de campo, onde se pretendeu buscar informações diretamente com a população pesquisada, por meio de um questionário, exigindo que o pesquisador reunisse diversas informações a serem documentadas a fim de compreender e explicar o problema pesquisado, e fundamentou-se em revisão de literatura através de livros e artigos científicos acerca da temática. Pode-se concluir que os professores universitários têm consciência em relação a sua formação, priorizam as aprendizagens significativas, embasadas em práticas liberais e éticas e buscam como ferramentas de trabalho diversos métodos a fim de enriquecer e aprimorar o conhecimento dos alunos, objetivando formar profissionais capacitados a enfrentar o mercado de trabalho e as situações adversas que podem surgir na sua atuação profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.