SOBRE A SUBVERSÃO APLICADA AO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

  • Ana Carolina de Lima Feorenzano Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Bianca de Lima Santos Françon
  • Daniela da Silva Timóteo
  • Isabella Trento Rufo
  • Vivianne Augusta Pires Simões

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v17i1.2017.6281

Resumo

Há algum tempo tem-se falado de doutrinação nas escolas e universidades, no sentido de rapto moral, cultural, ideológico e político ao invés de uma educação baseada na ética e na verdade. Diante disso, passaram a existir algumas iniciativas públicas contráriasàessaabordagemeducacional, como a organização não governamental “Escola Sem partido” e discussões nas altas esferas da Justiça, como ocorrido no estado de Santa Catarina. Tal doutrinação ocorre por muitos meios e de muitos modos, correspondendo a um projeto sistemático. Tal realidade se mostra racionalizada, abrangendo a escola e ambientes externos ao contexto educacional. A meta é o rapto moral e uma alteração na cosmovisão do sujeito que não mais passa a ser orientado por valores morais, mas por causas de militância política e ideológica.

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Publicado

29-08-2017

Como Citar

FEORENZANO, Ana Carolina de Lima; FRANÇON, Bianca de Lima Santos; TIMÓTEO, Daniela da Silva; RUFO, Isabella Trento; SIMÕES, Vivianne Augusta Pires. SOBRE A SUBVERSÃO APLICADA AO PROCESSO EDUCACIONAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 17, n. 1, 2017. DOI: 10.25110/educere.v17i1.2017.6281. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/6281. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão