FORMAÇÃO DE PROFESSORES DENTRO DE UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma investigação bibliográfica que abordasse dimensões pedagógicas essenciais do processo histórico de formação de professores no Brasil. Dentro da abordagem aqui feita, o artigo considera o perfil histórico, social, legal, a conceituação do que seja educar e questões no entorno do paradigma da complexidade. O método utilizado para tal foi a pesquisa bibliográfica utilizando-se dos seguintes autores: Aranha (2004); Maria Isabel da Cunha(1992); Antônio Carlos Gil (2002); Luiz Carlos Menezes (2001); Edgar Morin (2000); Pimenta (2000); Paulo Freire (2000); Perrenoud (2002) e Dermeval Saviani (2003). O artigo é uma contribuição, sobretudo, àqueles que desejam situar-se dentro desse panorama nacional da formação de educadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.