DIÁRIOS DE AULA: Presença NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PROFESSORES INICIANTES
Resumo
O presente artigo apresenta a investigação realizada nos diários de aula de quatro professoras: uma da educação infantil e outras três do Ensino Fundamental, com experiência docente inferior a cinco anos, a partir de seus diários de aula, e tem o objetivo de analisá-los para perceber como o professor iniciante enfrenta problemas cotidianos e como lida com dilemas práticos que se apresentam no decorrer de seu trabalho junto aos alunos. A fim de complementar a análise dos diários foi realizada uma entrevista semiestruturada, indagando sobre a validade de suas anotações e a contribuição da reflexão para as práticas diárias. Na fase inicial da carreira os diários incentivam o olhar retrospectivo, conduzindo os professores ao ensino reflexivo e ao desenvolvimento profissional, mediante condições para a construção e o aprimoramento de seu repertório pedagógico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.