O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A APLICABILIDADE DAS TEORIAS E PRÁTICAS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL – PRIMEIRO SEGUIMENTO NO MUNICÍPIO DE UMUARAMA - PR
Resumo
Verificando o processo de formação de profissionais da área de educação, surge o questionamento sobre se os alunos não aprendem porque os professores não estão preparados para ensinar? Ou os professores saem mal preparados dos cursos de formação porque não tiveram uma base na educação básica? Para isto seria necessário verificar a aplicabilidade das teorias e das práticas de ensino aprendidas nos cursos de formação em nível superior, quais os métodos de ensino mais utilizados pelo professor em sala de aula e outros aspectos que permeiam este assunto. Neste trabalho foram efetuadas visitas in loco em 18 (dezoito) escolas autorizadas pela Secretaria de Educação Municipal de Umuarama, e 02 (duas) Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de formação docente para o ensino fundamental – primeiro seguimento, utilizando-se de questionário semi-estruturado constante de questões versando sobre o processo de formação dos docentes e acadêmicos da ultima séria dos cursos de formação para professores. Foi realizada uma revisão bibliografia sobre o tema e uma pesquisa de campo. Foi realizada a coleta, tabulação e análise dos dados que apresentaram a mesma opinião entre professores e acadêmicos sobre qual método é mais utilizado em sala de aula, os acadêmicos informaram sobre suas dificuldades em utilizar alguns métodos de ensino em sala de aula durante o estágio supervisionado obrigatório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.