PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v12i2.2012.4782Resumo
O tema é abrangente e pode abarcar diversos conteúdos diferenciados, já tendo sido desenvolvido sob pontos de vista diferenciados a depender da ótica de autores diversos. Efetuaremos reflexões gerais acerca da psicologia e educação, como sua utilização na formação de professores, na de psicólogos educacionais e na atuação profissional de psicólogos escolares, bem como profissionais de educação em geral. Abordaremos também a presença maciça de desenvolvimento em primeiro lugar e, em segundo lugar de teorias de aprendizagem na formação de professores, com ausência de teorias de ensino delas derivadas, além de, reflexões sobre possibilidades de intervenção no fenômeno educativo, a partir da formação tradicionalmente oferecida. Terminamos com um apelo à criação de novas práticas profissionais “psi” que levem em conta uma maior parte dos fatores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, que não os meramente individuais ou relativos ou aluno, ou ainda, os restritos à sua família; como os metodológicos e pedagógicos em geral. Ressalta-se a importância da participação de psicólogos com formação apropriada em planejamento educacional e políticas públicas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.