METODOLOGIA DE ENSINO COM ÊNFASE NO EXERCÍCIO DA SOCIALIZAÇÃO E NA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA A PARTIR DO GÊNERO BIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v12i2.2012.4779Resumo
Objetivou-se relatar a aplicação de uma metodologia de ensino com ênfase na socialização e na construção discursiva a partir do gênero biográfico. O trabalho foi realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa e envolveu três áreas do conhecimento. As práticas foram desenvolvidas com 160 alunos da primeira série do Ensino Médio, distribuídos aleatoriamente em 40 grupos, cada um com quatro indivíduos. Para possibilitar a integração dos alunos com os demais agentes da escola, a cada grupo foram atribuídas tarefas comuns de exercício da socialização: estudo e produção de textos discursivos a partir do gênero biográfico; coleta de dados ou informações por meio de entrevistas orientadas; registros de textos e fotografias; e, finalmente, a construção de um mural “O dia de todos da escola”. Os resultados do trabalho na escola confirmam que uma proposta metodológica que tenha como objetivo central gerar oportunidade de conhecer os demais agentes da escola por meio do exercício da socialização e da compreensão acerca do comportamento social humano no trabalho contribui para a formação crítica e integral do indivíduo. A capacidade dos alunos de se organizar e construir suas próprias estratégias de aprendizagem, sob a orientação dos mediadores/facilitadores, contribui para a formação de um indivíduo mais seguro, facilitando a prática do diálogo em ambientes externos à sala de aula. A postura apresentada pelos alunos no decorrer da tarefa sugere que a aplicação de estratégias de ensino interdisciplinares e que exijam dos discentes a socialização, estimulando seu interesse pelo outro no ambiente escolar pode trazer bons resultados em diversas esferas do conhecimento. Há necessidade de criação de dispositivos de atendimento extraclasse para os alunos, com o planejamento de atividades bem orientadas, a fim de fomentar sua presença em grupos sistematizados de trabalho; e a prática do exercício da reflexão sobre suas ações pedagógicas cotidianas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.