HUMILHAÇÃO E VERGONHA NA PRÁTICA DOCENTE: AS PERCEPÇÕES E OS SENTIDOS DOS PROFESSORES ATRIBUÍDOS AO FENÔMENO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v12i2.2012.4778Resumo
Esse trabalho objetiva discorrer as percepções dos professores sobre a prática de humilhação e vergonha nas relações pedagógicas, considerando a humilhação como rebaixamento da honra, e a vergonha como sentimento gerado diante da exposição ao olhar legitimado, A pesquisa foi realizada com professores da rede pública de ensino e os resultados apresentados em duas categorias. A primeira refere-se à humilhação, analisando as justificativas empregadas pelos docentes para a prática desse comportamento, considerando o rebaixamento do outro e abordando as relações de poder e o lugar do aluno na escola. A segunda discorre sobre a vergonha como consequência da humilhação, relacionando suas práticas com a moralidade, a honra e a ética docente. Por fim, nessa pesquisa pôde-se perceber que as escolas permanecem hierarquizadas, prevalecendo a centralidade da autoridade do professor e aponta as dificuldades de se compreender qual é o lugar que o aluno ocupa na escola.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.