COMPETÊNCIAS: APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i2.2022.3571Palavras-chave:
Competências, Aprendizagem, AvaliaçãoResumo
Este artigo dá a conhecer os processos de ensino/aprendizagem/avaliação de competências e discute as competências (dos) docentes numa escola em constante mutação. Recorrendo à pesquisa bibliográfica, elegem-se os princípios pedagógicos ativos como foco do desenvolvimento de competências. As evidências encontradas reforçam i) o papel do conflito sociocognitivo e da avaliação formativa e autêntica e ii) os recursos pessoais e profissionais dos docentes como vetores a considerar no processo de ensino/aprendizagem e avaliação de competências. Acredita-se que estes dados teóricos contribuam para uma reflexão sustentada sobre abordagens por competências em contexto educativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.