COMPETÊNCIAS: APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E DOCÊNCIA

Autores

  • Maria Isabel Pinto Simões Dias

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i2.2022.3571

Palavras-chave:

Competências, Aprendizagem, Avaliação

Resumo

Este artigo dá a conhecer os processos de ensino/aprendizagem/avaliação de competências e discute as competências (dos) docentes numa escola em constante mutação. Recorrendo à pesquisa bibliográfica, elegem-se os princípios pedagógicos ativos como foco do desenvolvimento de competências. As evidências encontradas reforçam i) o papel do conflito sociocognitivo e da avaliação formativa e autêntica e ii) os recursos pessoais e profissionais dos docentes como vetores a considerar no processo de ensino/aprendizagem e avaliação de competências. Acredita-se que estes dados teóricos contribuam para uma reflexão sustentada sobre abordagens por competências em contexto educativo. 

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

DIAS, Maria Isabel Pinto Simões. COMPETÊNCIAS: APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E DOCÊNCIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 2, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i2.2022.3571. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/3571. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos