DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO MUSEU DA AMAZÔNIA: POSSIBILIDADES PARA O ESTUDO DA BIODIVERSIDADE EM AMBIENTES DE ENSINO NÃO FORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i2.2024-11326

Palavras-chave:

Biodiversidade, Divulgação Científica, Espaços Não Formais

Resumo

Este manuscrito se situa em um contexto descritivo e exploratório, abordando os temas da biodiversidade, divulgação científica e espaços de ensino não formal, com ênfase no potencial do Museu da Amazônia como local promissor para atividades colaborativas no Ensino de Ciências. Especificamente, foi utilizada uma das sete trilhas do museu como cenário da pesquisa, que adotou uma abordagem qualitativa com a técnica de diário de campo. Ancorando-se nos fundamentos teóricos pertinentes, destaca-se a importância do Museu da Amazônia como espaço não formal de aprendizagem, ressaltando a necessidade de sua inclusão na dinâmica de ensino-aprendizagem como parte integrante do currículo formal.

Biografia do Autor

Alessandra Barros, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-graduação de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). Escola Normal Superior. Universidade do Estado do Amazonas.

Luciane Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Zoologia. Professora Associada e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Escola Normal Superior. Universidade do Estado do Amazonas.

Silvia Regina Sampaio Freitas, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Biologia Celular e Molecular. Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

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Publicado

27-09-2024

Como Citar

BARROS, Alessandra; SOUZA, Luciane; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO MUSEU DA AMAZÔNIA: POSSIBILIDADES PARA O ESTUDO DA BIODIVERSIDADE EM AMBIENTES DE ENSINO NÃO FORMAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 326–345, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i2.2024-11326. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/11326. Acesso em: 5 out. 2024.

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Artigos