QUIS TOCAR O CÉU, TERMINOU NO CHÃO: APONTAMENTOS RACIAIS A PARTIR DA MÚSICA ISMÁLIA - EMICIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i2.2024-11277

Palavras-chave:

Emicida, Psicologia social, Racismo estrutural

Resumo

Considerando a música como uma linguagem reflexivo-afetiva, este artigo investiga os sentidos expressos na letra de um rap nacional. Com base na psicologia social, apresentamos e discutimos a canção Ismália, de Emicida, e suas reverberações. A análise da música utiliza a categoria de sofrimento ético-político para compreender os processos vivenciados pela população negra brasileira, mediada pela dialética da exclusão/inclusão social perversa. Destaca-se o caráter estrutural do racismo no Brasil, que influencia tanto a divisão racial do espaço quanto a produção de subjetividades com imaginários sociais distintos para as populações racializadas como brancas e negras. Por fim, o adoecimento psíquico da personagem é entendido como uma configuração possível diante de uma ordem social tão iníqua como a brasileira.

Biografia do Autor

Vitor Apolinário Malgarezi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Psicologia - Ufsc. Especialista em Saúde Pública - Unibagozzi. Bacharel em Psicologia - Esucri e especializando em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adoslescente - Unb. Atua como psicólogo da prefeitura de Forquilhinha/SC.

Fabrício Filisbino, UNESC

Doutorando em Educação - Unesc. Mestre em Educação  - Furb. Pós-Graduado em Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia - Uniasselvi. Licenciado em Filosofia - Unisul. Bacharelado em Filosofia - Fsl e graduando em Pedagogia - Uniasselvi. Atua como professor efetivo de filosofia da rede estadual de Santa Catarina.

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Publicado

06-08-2024

Como Citar

APOLINÁRIO MALGAREZI, Vitor; FILISBINO, Fabrício. QUIS TOCAR O CÉU, TERMINOU NO CHÃO: APONTAMENTOS RACIAIS A PARTIR DA MÚSICA ISMÁLIA - EMICIDA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 242–254, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i2.2024-11277. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/11277. Acesso em: 5 out. 2024.

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Seção

Artigos