EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: INCLUSÃO COMO DIREITO UNIVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v24i2.2024-11161Palavras-chave:
Processos de inclusão, Educação escolar, Socialização funcional, Acesso e permanênciaResumo
Esta produção é fruto de um estudo de cunho bibliográfico, no viés dos processos de inclusão no ambiente escolar. O objetivo é refletir sobre como ocorre, suas implicações e prospectos, assim a educação como um direito de todos, cumpre-se quando o sistema propicia formação plena, formação com socialização funcional, condições de acesso e permanência. Evidenciou o compromisso de quem faz a educação escolar, na busca por equidade, em ambiente escolar híbrido, no qual propicie a construção da cidadania ativa. Destaca-se a fundamentação legal, de tais primícias como um direito constitucional, de forma atrelada cito proposta educativa na qual corrobora, com o exercício de fato um ensino inclusivo. Destaca-se a importância da formação continuada dos professores nesse processo e qual caminho ela deve percorrer. Neste estudo, atrelam-se fundamentos teóricos e práticas docentes, fazendo uma leitura crítica e destacando algumas convergências entre ambas. O conceito de inclusão, nesta produção, refere a todo aquele posto à parte do processo educacional, de forma provisória ou permanente.
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