O ARGUMENTO DE AUTORIDADE NO PROCESSO JUDICIAL: REPERCUSSÕES NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Celso Hiroshi Iocohama
  • Aline Janiny Lacerda Gianini
  • Camila Eburneo Marques Pereira
  • Lilian Mara dos Santos Schwengber
  • Renan Santos Carrasco
  • Vanessa Alline Mossioli

DOI:

https://doi.org/10.25110/rcjs.v17i2.2014.5399

Resumo

O estudo buscou tratar, inicialmente, da constituição da autoridade no contexto do processo judicial, ampliando esta categoria para todos os sujeitos nele envolvidos, além de considerar a autoridade da lei, da doutrina, da jurisprudência e do processo educativo como bases da análise. Com a preocupação voltada para o discurso jurídico existente neste ambiente, discorreu-se sobre o argumento de autoridade, considerando suas características de formação e validade para fins de demonstrar que o nível de certeza para as afirmações das autoridades jurídicas estão no âmbito da probabilidade (admitindo-se sua contrariedade). Para tanto, demonstrou-se por via da zetética que todos os argumentos de autoridade merecem questionamentos para que se compreendam as razões de seu discurso, evitando-se o comodismo dogmático de se acatar um comando apenas porque emitido por uma autoridade. Por fim, abordou-se o processo educativo dando destaque para as ações do professor e do aluno, considerando-se a importância de a aprendizagem ser originada por meio de um processo democrático e crítico.

Biografia do Autor

Celso Hiroshi Iocohama

Aline Janiny Lacerda Gianini

Camila Eburneo Marques Pereira

Lilian Mara dos Santos Schwengber

Renan Santos Carrasco

Vanessa Alline Mossioli

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Publicado

17-11-2015

Como Citar

Iocohama, C. H., Gianini, A. J. L., Pereira, C. E. M., Schwengber, L. M. dos S., Carrasco, R. S., & Mossioli, V. A. (2015). O ARGUMENTO DE AUTORIDADE NO PROCESSO JUDICIAL: REPERCUSSÕES NO PROCESSO EDUCATIVO. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais Da UNIPAR, 17(2). https://doi.org/10.25110/rcjs.v17i2.2014.5399

Edição

Seção

Artigos