SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O PROFISSIONAL DA GESTÃO NA REDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-001Palavras-chave:
Resiliência, Atuação Docente, Contexto EducacionalResumo
Neste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e correlacional, cujo objetivo geral foi caracterizar níveis de resiliência, de satisfação com a vida, de otimismo, de apoio social, de ansiedade e depressão em profissionais da área da educação atuantes em um Núcleo Regional de Educação na região Sudoeste do Paraná. Para isso, foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Resiliência, Life Orientation Test LOT-R; Escala de Satisfação com a vida; a Escala de Apoio Social e Escala HAD - Ansiedade e Depressão. Os principais resultados apontaram que a média de pontos na escala de resiliência foi de 137,77, na escala de apoio social foi 70,90, na de otimismo foi de 37,75 e na de satisfação de vida foi de 25,32. Já na escala HAD, os dados coletados informam que a maioria dos participantes (70,5%; n=43) se caracteriza por escore de depressão improvável e 41%(n=25) se encaixa em quadro de ansiedade improvável, seguido por 39,3%(n=24) de ansiedade possível. Por meio de trabalhos de cunho científico, como a presente pesquisa, promovem-se espaços para debates, operacionalização e reflexão acerca de fatores protetivos, bem-estar e saúde mental de docentes, visando, assim, a prevenção e benefícios à saúde.
Referências
ALBUQUERQUE, G. S. C. et al. Exploração e sofrimento mental de professores: um estudo na rede estadual de ensino do Paraná. Trabalho, Educação e Saúde, [s.l.], v. 16, n. 3, p. 1287-1300, 2018.
BAPTISTA, C. C. T. N. et al. Desafios da docência em um curso de Medicina: análises dos pilares de resiliência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021.
BARROS, L. O. et al. Relação entre sentido de vida e satisfação com a vida. Interação em Psicologia, [s.l.], v. 25, n. 3, p. 318-326, 2021.
BASTIANELLO, M. B.; PACICO, J. C.; HUTZ. C. S. Optimism, self-esteem and per-sonality: adaptation and validation of the Brazilian Version Of The Revised Life Orien-tation Test (LOT-R). Psico-USF, Bragança Paulista, v. 19, n. 3, p. 523-531, set./dez. 2014.
BIROLIM, M. M. et al. Trabalho de alta exigência entre professores:associações com fatores ocupacionais conforme o apoio social. Ciência & Saúde Coletiva [online], [s.l.], v. 24, n. 4, p. 1255-1264, 2019.
BRAVO, A. J.; PEARSON, M. R.; STEVENS, L. E. Making religiosity person-centered: A latent profile analysis of religiosity and psychological health outcomes. Per-sonality and Individual Differences, [s.l.], v. 88, p. 160-169, 2016.
CINTRA, C. L.; GUERRA, V. M. Educação Positiva: A aplicação da Psicologia Positiva a instituições educacionais. Psicologia Escolar e Educacional, [s.l.], v. 21, n. 3, p. 505-514, 2017.
CORDEIRO, N. T.; LIMA, O. M. Os impactos ocasionados pela Pandemia Covid-19 no Bem-estar Psicológico de Profissionais de Saúde e Professores. Rev. Mult. Psic., [s.l.], v. 15, n. 56, p. 525-540, jul. 2021.
DALCIN, L.; CARLOTTO, M. S. Avaliação de efeito de uma intervenção para a sín-drome de burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, [s.l.], v. 22, n. 1, p. 141-150, 2018.
DIEHL, L.; MARIN, A. H. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Est. Inter. Psicol. [online], [s.l.], v. 7, n. 2, p. 64-85, 2016.
FAVATTO, N. C.; BOTH, J. Motivos para abandono e permanência na carreira docente em educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [online], [s.l.], v. 41, n. 2, p. 127-134, 2019.
FLEURY, L. F. O. et al. Religiosidade, estratégias de coping e satisfação com a vida: Verificação de um modelo de influência em estudantes universitários. Revista Portu-guesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, n. 20, p. 51-57, dez. 2018.
FREITAS, P. F.; BATISTA, A. A. G.; MELLO, H. D. A. Juventude (s) e ensino médio: relação dos estudantes com a escola, o saber e as expectativas de futuro em territórios de vulnerabilidade social. Cadernos Cenpec, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 80-105, 2017.
GOMES, A. P. R.; QUINTÃO, S. R. Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores. Análise Psicológica, [s.l.], n. 2, p. 335-344, 2011.
GRIEP, R. H. et al. Validade de constructo de escala de apoio social do Medical Out-comes Study adaptada para o português no Estudo Pró-Saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, p. 703–714, 1 jun. 2005.
HUTZ, C. S.; ZANON, C.; BARDAGI, M. P. Satisfação de vida. In: HUTZ, C. S. (org.). Avaliação em psicologia positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 43-47.
IBRAHIM, R. Z. A. R. et al. Psychosocial Work Environment and Teachers’ Psycholo-gical Well-Being: The Moderating Role of Job Control and Social Support. Int. J. Envi-ron Res. Public. Health., [s.l.], v. 18, n. 14, p. 7308, jul. 2021.
JUNIOR, J. A. S. H. MEDEIROS, A. G. A. P. Escalas de Resiliência: uma revisão nar-rativa. Revista Meta: Avaliação, [s.l.], v. 9, n. 27, p. 561-578, dez. 2017.
LAGINHA, M. C. N. Otimismo, Carreira e Bem-estar Subjetivo em Estudantes do En-sino Superior. Orientador: Luís Sérgio Vieira. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade do Algarve, Faro, 2015.
MARTINHO, R. P.; VIEIRA, L. S. Educar para o otimismo e para as emoções posi-tivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade do Al-garve, Algarve, Portugal, 2018.
PESCE, R. P. et al. Adaptação transcultural, confiabilidade e validade da escala de resi-liência. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 436-448, mar.-abr. 2005
REPPOLD, C. et al. Escala de Satisfação com a Vida: evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses. Revista de Estudios e Investigatición em Psico-logía y Educacíon, [s.l.], v. 6, n. 1, p. 15-23, 2019.
SANTOS, S. M. M. et al. Limitação do uso da voz na docência e a prática de atividade física no lazer: Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016. Cadernos de Saúde Pública, Minas Gerais, v. 35, n. 1, p. 1-12, 2019.
SENATORE, R. C. M.; VIEIRA, C. F. A mulher-mãe-professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, Espírito Santo, ed. 10, p. 201-222, jun. 2021.
SOUSA, V. F. S.; ARAUJO, T. C. C. F. de. Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde. Psicologia, Ciência e Profissão, [s.l.], v. 35, n. 3, p. 900-915, 2015.
SOUZA, J. M. et al. Docência na pandemia: saúde mental e percepções sobre o trabalho on-line. Teoria e Prática da Educação, [s.l.], v. 24, n. 2, p. 142-159, 2021.
TOSTES, M. V. et al. Sofrimento Mental de Professores do Ensino Público. Saúde De-bate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, p. 87-99, jan./mar. 2018.
VASCONCELOS, A. A. M. Resiliência e otimismo no Ensino Básico e Secundário. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade da Madeira, Ilha da Madeira, Portugal, 2020.
XYPAS, C. Condições sociológicas do êxito escolar de alunos de origem popular (Soci-ological conditions of the school success of students of popular origin). Crítica Educa-tiva, [s.l.], v. 3, n. 1, p. 5–18, 2017.
ZANINI, D. S.; PEIXOTO, E. V.; NAKANO, T. C. Escala de Apoio Social (MOS-SSS): Proposta de Normatização com Referência nos Itens. Trends in Psychology [on-line], [s.l.], v. 26, n. 1, p. 387-399, 2018.
ZIGMOND, A. S. The Hospital Anxiety and Depression Scale. Acta Psychiatrica Scandinavica, [s.l.], v. 67, n. 6, p. 361-370, jun. 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.