SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O PROFISSIONAL DA GESTÃO NA REDE PÚBLICA

Autores

  • Thaís Cristina Gutstei Nazar Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Karoline Squinsani da Rosa Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Daniela Zorzetto Calegari Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Luana Saggiorato Universidade Paranaense (UNIPAR)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-001

Palavras-chave:

Resiliência, Atuação Docente, Contexto Educacional

Resumo

Neste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e correlacional, cujo objetivo geral foi caracterizar níveis de resiliência, de satisfação com a vida, de otimismo, de apoio social, de ansiedade e depressão em profissionais da área da educação atuantes em um Núcleo Regional de Educação na região Sudoeste do Paraná. Para isso, foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Resiliência, Life Orientation Test LOT-R; Escala de Satisfação com a vida; a Escala de Apoio Social e Escala HAD - Ansiedade e Depressão. Os principais resultados apontaram que a média de pontos na escala de resiliência foi de 137,77, na escala de apoio social foi 70,90, na de otimismo foi de 37,75 e na de satisfação de vida foi de 25,32. Já na escala HAD, os dados coletados informam que a maioria dos participantes (70,5%; n=43) se caracteriza por escore de depressão improvável e 41%(n=25) se encaixa em quadro de ansiedade improvável, seguido por 39,3%(n=24) de ansiedade possível. Por meio de trabalhos de cunho científico, como a presente pesquisa, promovem-se espaços para debates, operacionalização e reflexão acerca de fatores protetivos, bem-estar e saúde mental de docentes, visando, assim, a prevenção e benefícios à saúde.

Referências

ALBUQUERQUE, G. S. C. et al. Exploração e sofrimento mental de professores: um estudo na rede estadual de ensino do Paraná. Trabalho, Educação e Saúde, [s.l.], v. 16, n. 3, p. 1287-1300, 2018.

BAPTISTA, C. C. T. N. et al. Desafios da docência em um curso de Medicina: análises dos pilares de resiliência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021.

BARROS, L. O. et al. Relação entre sentido de vida e satisfação com a vida. Interação em Psicologia, [s.l.], v. 25, n. 3, p. 318-326, 2021.

BASTIANELLO, M. B.; PACICO, J. C.; HUTZ. C. S. Optimism, self-esteem and per-sonality: adaptation and validation of the Brazilian Version Of The Revised Life Orien-tation Test (LOT-R). Psico-USF, Bragança Paulista, v. 19, n. 3, p. 523-531, set./dez. 2014.

BIROLIM, M. M. et al. Trabalho de alta exigência entre professores:associações com fatores ocupacionais conforme o apoio social. Ciência & Saúde Coletiva [online], [s.l.], v. 24, n. 4, p. 1255-1264, 2019.

BRAVO, A. J.; PEARSON, M. R.; STEVENS, L. E. Making religiosity person-centered: A latent profile analysis of religiosity and psychological health outcomes. Per-sonality and Individual Differences, [s.l.], v. 88, p. 160-169, 2016.

CINTRA, C. L.; GUERRA, V. M. Educação Positiva: A aplicação da Psicologia Positiva a instituições educacionais. Psicologia Escolar e Educacional, [s.l.], v. 21, n. 3, p. 505-514, 2017.

CORDEIRO, N. T.; LIMA, O. M. Os impactos ocasionados pela Pandemia Covid-19 no Bem-estar Psicológico de Profissionais de Saúde e Professores. Rev. Mult. Psic., [s.l.], v. 15, n. 56, p. 525-540, jul. 2021.

DALCIN, L.; CARLOTTO, M. S. Avaliação de efeito de uma intervenção para a sín-drome de burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, [s.l.], v. 22, n. 1, p. 141-150, 2018.

DIEHL, L.; MARIN, A. H. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Est. Inter. Psicol. [online], [s.l.], v. 7, n. 2, p. 64-85, 2016.

FAVATTO, N. C.; BOTH, J. Motivos para abandono e permanência na carreira docente em educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [online], [s.l.], v. 41, n. 2, p. 127-134, 2019.

FLEURY, L. F. O. et al. Religiosidade, estratégias de coping e satisfação com a vida: Verificação de um modelo de influência em estudantes universitários. Revista Portu-guesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, n. 20, p. 51-57, dez. 2018.

FREITAS, P. F.; BATISTA, A. A. G.; MELLO, H. D. A. Juventude (s) e ensino médio: relação dos estudantes com a escola, o saber e as expectativas de futuro em territórios de vulnerabilidade social. Cadernos Cenpec, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 80-105, 2017.

GOMES, A. P. R.; QUINTÃO, S. R. Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores. Análise Psicológica, [s.l.], n. 2, p. 335-344, 2011.

GRIEP, R. H. et al. Validade de constructo de escala de apoio social do Medical Out-comes Study adaptada para o português no Estudo Pró-Saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, p. 703–714, 1 jun. 2005.

HUTZ, C. S.; ZANON, C.; BARDAGI, M. P. Satisfação de vida. In: HUTZ, C. S. (org.). Avaliação em psicologia positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 43-47.

IBRAHIM, R. Z. A. R. et al. Psychosocial Work Environment and Teachers’ Psycholo-gical Well-Being: The Moderating Role of Job Control and Social Support. Int. J. Envi-ron Res. Public. Health., [s.l.], v. 18, n. 14, p. 7308, jul. 2021.

JUNIOR, J. A. S. H. MEDEIROS, A. G. A. P. Escalas de Resiliência: uma revisão nar-rativa. Revista Meta: Avaliação, [s.l.], v. 9, n. 27, p. 561-578, dez. 2017.

LAGINHA, M. C. N. Otimismo, Carreira e Bem-estar Subjetivo em Estudantes do En-sino Superior. Orientador: Luís Sérgio Vieira. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade do Algarve, Faro, 2015.

MARTINHO, R. P.; VIEIRA, L. S. Educar para o otimismo e para as emoções posi-tivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade do Al-garve, Algarve, Portugal, 2018.

PESCE, R. P. et al. Adaptação transcultural, confiabilidade e validade da escala de resi-liência. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 436-448, mar.-abr. 2005

REPPOLD, C. et al. Escala de Satisfação com a Vida: evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses. Revista de Estudios e Investigatición em Psico-logía y Educacíon, [s.l.], v. 6, n. 1, p. 15-23, 2019.

SANTOS, S. M. M. et al. Limitação do uso da voz na docência e a prática de atividade física no lazer: Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016. Cadernos de Saúde Pública, Minas Gerais, v. 35, n. 1, p. 1-12, 2019.

SENATORE, R. C. M.; VIEIRA, C. F. A mulher-mãe-professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, Espírito Santo, ed. 10, p. 201-222, jun. 2021.

SOUSA, V. F. S.; ARAUJO, T. C. C. F. de. Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde. Psicologia, Ciência e Profissão, [s.l.], v. 35, n. 3, p. 900-915, 2015.

SOUZA, J. M. et al. Docência na pandemia: saúde mental e percepções sobre o trabalho on-line. Teoria e Prática da Educação, [s.l.], v. 24, n. 2, p. 142-159, 2021.

TOSTES, M. V. et al. Sofrimento Mental de Professores do Ensino Público. Saúde De-bate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, p. 87-99, jan./mar. 2018.

VASCONCELOS, A. A. M. Resiliência e otimismo no Ensino Básico e Secundário. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade da Madeira, Ilha da Madeira, Portugal, 2020.

XYPAS, C. Condições sociológicas do êxito escolar de alunos de origem popular (Soci-ological conditions of the school success of students of popular origin). Crítica Educa-tiva, [s.l.], v. 3, n. 1, p. 5–18, 2017.

ZANINI, D. S.; PEIXOTO, E. V.; NAKANO, T. C. Escala de Apoio Social (MOS-SSS): Proposta de Normatização com Referência nos Itens. Trends in Psychology [on-line], [s.l.], v. 26, n. 1, p. 387-399, 2018.

ZIGMOND, A. S. The Hospital Anxiety and Depression Scale. Acta Psychiatrica Scandinavica, [s.l.], v. 67, n. 6, p. 361-370, jun. 1983.

Downloads

Publicado

27-10-2023

Como Citar

NAZAR, Thaís Cristina Gutstei; DA ROSA, Karoline Squinsani; CALEGARI, Daniela Zorzetto; SAGGIORATO, Luana. SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O PROFISSIONAL DA GESTÃO NA REDE PÚBLICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1548–1567, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i4.2023-001. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9015. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos