O ENSINO COLETIVO DE MÚSICA PARA FORMAÇÃO DE BANDAS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-007Palavras-chave:
Educação Musical Coletiva, Bandas Escolares, Arranjo MusicalResumo
Este trabalho fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa científica relacionada à temática em questão. Seu principal objetivo é conduzir uma investigação teórica sobre os resultados significativos do ensino coletivo de música para a formação de bandas escolares. Isso suscita questionamentos sobre a importância desse tipo de ensino e os benefícios que ele pode proporcionar para a formação musical dos alunos. Além disso, realiza-se uma síntese histórica das bandas de música no Brasil e sua relevância na sociedade e no contexto escolar. Também são abordados os processos de ensino coletivo de música nas bandas escolares, incluindo uma breve exposição de manuais e métodos pedagógico-educacionais utilizados nos parâmetros nacionais e internacionais. Por fim, são desenvolvidos cinco níveis teóricos e práticos de arranjo musical para banda de música moderna, com uma redução dos instrumentos de percussão da melodia principal da obra 9ª sinfonia quarto movimento: "Ode à Alegria", do compositor Ludwig Van Beethoven.
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