Romário Martins e a Historiografia Paranaense
Resumo
O artigo trata da pertinência e da vontade discursiva da elite paranaense na intenção de construir um novo território, uma nova nação. Romário Martins foi um dos principais articuladores do movimento que se intitulou “paranista”. Homem culto, político e atuante em vários segmentos; um dos fundadores da atual Universidade Federal do Paraná, do Instituto Histórico e Geográfico Paranaense, dos movimentos em defesa do Paraná na Guerra do Contestado e da extinção do Território do Iguaçu, em 1946. Defendeu suas tese no clássico História do Paraná, que fornece a tessitura do artigo proposto.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.