A POLITICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E A MULHER

Autores

  • Bruna Danielli Zanolo Melo Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Cinthya Camyla da Silva
  • Danieli Cristina da Silva Bettinelli
  • Flávia Sales Lopes
  • Simone de Lima Inácio
  • Vitor Ugo Dias Barreiros
  • Claudia Lopes Perpétuo

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i2.2019.7721

Resumo

Considerando os estudos interseccionais, os quais proporcionam discussões com o intuito de compreender como os marcadores sociais se articulam e geram desigualdades sociais, neste estudo a partir do âmbito da Assistência Social, a qual tem a família como centralidade, objetiva-se compreender e discutir como esta Política Pública acaba por contribuir e/ou reforçar as desigualdades de gênero a partir de suas percepções sobre a mulher, visto que a mesma ainda é o foco de suas intervenções, bem como considerada a responsável por esta família. Para tanto procede-se à uma revisão de literatura sobre a visão de mulher e do seu papel na sociedade ao longo da história da humanidade, bem como busca-se também perceber como se dá a relação desta mulher com o Centro de Referência da Assistencial Social (CRAS), visto ser este a porta de entrada das famílias para a Assistência Social, assim como para os programas e projetos por ele desenvolvidos. Desse modo, observa-se que existe, ainda hoje, uma grande complexidade nas relações existentes, sendo uma multidimensionalidade das formas de aproveitamento abusivo, desigualdades e preconceito sobre as mulheres. Muito de tudo o que hoje é ainda reificado como papel, função ou característica da mulher, definindo-a como feminina, na verdade não passa da reprodução de um discurso de poder propagado nos diferentes âmbitos da sociedade.

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Publicado

17-12-2019

Como Citar

MELO, Bruna Danielli Zanolo; SILVA, Cinthya Camyla da; BETTINELLI, Danieli Cristina da Silva; LOPES, Flávia Sales; INÁCIO, Simone de Lima; BARREIROS, Vitor Ugo Dias; PERPÉTUO, Claudia Lopes. A POLITICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E A MULHER. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 2, 2019. DOI: 10.25110/educere.v19i2.2019.7721. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/7721. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão