PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA PROPOSTA FACILITADORA NA BUSCA POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7412Resumo
O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa qualitativa e com procedimento de coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo refletir acerca da Pedagogia de Projetos como uma proposta que caracteriza e integra em seu processo a Aprendizagem Significativa. O problema de pesquisa a ser respondido neste trabalho é como a Pedagogia de Projetos pode facilitar a aprendizagem para que a mesma ocorra de forma significativa. Para isso, partiu-se dos seguintes objetivos: compreender o que é a Pedagogia de Projetos, identificar o que é a aprendizagem e como ela ocorre segundo teorias - com enfoque na Aprendizagem Significativa -, e entender a importância da Pedagogia de Projetos na busca por uma Aprendizagem Significativa. Segundo alguns pesquisadores como Behrens (2014) e Hernández (1998), a Pedagogia de Projetos teve surgimento com base nos princípios do movimento Escola Nova que buscava inserir o contexto do aluno na escola. A Aprendizagem Significativa por sua vez, compreende a aquisição de conhecimentos por meio da ligação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos. Portanto, a pesquisa aborda a relação entre a Pedagogia de Projetos com a Aprendizagem Significativa, considerando que o aluno aprende por meio de diversos processos. A Aprendizagem Significativa, como parte desses processos, associa-se a Pedagogia de Projetos por ter como base a significação do mundo por parte do sujeito, considerando desse modo o que o mesmo já conhece. Baseado nas mudanças e necessidades sociais e educacionais do contexto atual em que vivemos, é essencial refletirmos sobre propostas que contemplem essa realidade, no intuito de preparar o indivíduo para lidar com a mesma e atuar sobre ela com criticidade, autonomia, responsabilidade e integridade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.