PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E O TRABALHO CIENTÍFICO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6805

Resumo

O presente artigo apresenta um mapeamento da produção na área de Educação em Ciências que reporta à percepção sobre Natureza da Ciência e do trabalho científico em alunos e professores. O levantamento foi realizado nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e em periódicos brasileiros da área de Ensino de Ciências, no período de 1997 a 2016, a fim de identificar as principais percepções sobre a ciência apresentada pelos sujeitos investigados nas pesquisas. Verificou-se que a imagem estereotipada da ciência e do trabalho científico está presente tanto na percepção de alunos como de professores. Entretanto, é possível notar que mudanças consideráveis nessas percepções vêm sendo apontadas nas pesquisas, inclusive com a promoção de estratégias de intervenção e discussão de aspectos da Natureza da Ciência no ensino.

Biografia do Autor

Natália de Paiva Diniz, Universidade Federal de Itajubá

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá.

Mikael Frank Rezende Junior, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professor Associado, Universidade Federal de Itajubá/UNIFEI, Instituto de Física e Química.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

DINIZ, Natália de Paiva; REZENDE JUNIOR, Mikael Frank. PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E O TRABALHO CIENTÍFICO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 1, 2019. DOI: 10.25110/educere.v19i1.2019.6805. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/6805. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão