LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS INVESTIGATIVOS

Autores

  • Ronaldo Gonçalves Pires Instituto Federal de Minas Gerais - Técnico em Assuntos Educacionais Universidade Cruzeiro do Sul - Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul - professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul - professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6785

Resumo

Este artigo discute o papel da experimentação em Ciências aplicada em um contexto de ensino por investigação. Após apresentação das potencialidades do uso de experimentos, é descrito e analisado um levantamento bibliográfico realizado em teses de doutorado publicadas nos últimos cinco anos e cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A partir da leitura dos resumos dos quinze trabalhos encontrados percebemos que esses se alinham em torno de quatro aspectos: educação e currículo, proposta de atividades, formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa mostra a efetividade da utilização de experimentos no ensino de Ciências de forma investigativa e a necessidade de incorporação e discussão dessa modalidade de experimentação nos cursos de formação inicial e continuada de docentes.

Biografia do Autor

Ronaldo Gonçalves Pires, Instituto Federal de Minas Gerais - Técnico em Assuntos Educacionais Universidade Cruzeiro do Sul - Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática

Possui graduação em Química Licenciatura (UFMG), Especialização em Ensino de Ciências (UFMG) e Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (UFF) e Mestrado em Educação e Docência (UFMG). Atualmente é efetivo do Instituto Federal Minas Gerais, exercendo a função de Técnico em Assuntos Educacionais. É Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência, ensino de ciências, divulgação científica, teatro científico e intervenções teatrais.

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul - professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1988) e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul, onde coordena os cursos de Especialização em Matemática (presencial) e Ensino de Matemática (EAD). Leciona, orienta e realiza pesquisas no Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em abordagens baseadas no enfoque CTS e CTSA, na formação para a cidadania, na interdisciplinaridade e contextualização e na utilização de metodologias de Ensino de Física destinadas aos níveis Médio, Fundamental e Superior, visando o desenvolvimento de valores e atitudes além da construção de conhecimentos. As pesquisas realizadas envolvem temas e recursos como o uso da experimentação e do laboratório didático, tópicos de Educação Ambiental e introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea.

Carmem Lúcia Costa Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul - professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984), mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professora titular III da Universidade Cruzeiro do Sul, coordenadora do curso EAD em Ensino de Química, vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e vice Coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. É professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de química, relação Ciênca Tecnologia e Sociedade no ensino de química, temas transversais, ambiente virtual e jogos pedagógicos no ensino de química.

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Publicado

09-09-2019

Como Citar

PIRES, Ronaldo Gonçalves; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS INVESTIGATIVOS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 1, 2019. DOI: 10.25110/educere.v19i1.2019.6785. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/6785. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão