GRAMÁTICA E TEXTO: O TRABALHO COM AS PREPOSIÇÕES

Autores

  • Tatiane Henrique Sousa Machado Universidade Paranaense - UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v17i2.2017.6602

Resumo

No presente estudo analisou-se uma proposta de ensino das preposições presente no livro didático “Português: leitura, produção, gramática”, de Leila Lauar Sarmento da 6ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, partiu-se do escopo funcionalista de análise da língua, objetivando aliar as contribuições teóricas desse escopo à prática de ensino. Observou-se que o livro didático analisado apresenta diferentes gêneros textuais dos quais presume partir a análise linguística, contudo, esses textos não são explorados, servindo apenas de pretexto. Destacou-se a preocupação com a explicitação dos sentidos oriundos das preposições, no entanto, os sentidos mencionados foram restritos, revelando uma concepção de gramática desvinculada da interação verbal.

Downloads

Publicado

20-02-2018

Como Citar

MACHADO, Tatiane Henrique Sousa. GRAMÁTICA E TEXTO: O TRABALHO COM AS PREPOSIÇÕES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 17, n. 2, 2018. DOI: 10.25110/educere.v17i2.2017.6602. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/6602. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão