HABILIDADES SOCIAIS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Thaís Cristina Gutstein Nazar UFPR/UNIPAR
  • Graciane Barboza da Silva UNIPAR
  • Ana Julia Polhman Zanatto UNIPAR
  • Michele Tartari UNIPAR
  • Brunesa Paulus de Morais UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.6550

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Gênero, Universitários.

Resumo

O estudo aqui apresentado tem por objetivo realizar a caracterização do repertório de habilidades sociais de estudantes da área da saúde de uma universidade privada, identificando também possíveis associações entre habilidades sociais e gênero. Participaram 348 universitários, com faixas etárias entre 18 e 41 anos, sendo 266 (77%) do gênero feminino e 82 (23%) masculino do 2º e 3º ano dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Ed. Física (Bacharelado), Farmácia e Nutrição (período noturno) e Odontologia (período integral). Para coleta de dados foi utilizado como instrumento o Inventário de Habilidades Sociais-IHS (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2016) e para a tabulação e análise de dados utilizou-se o programa de estatística Statistical Package for the Social Science (SPSS). Os resultados apontaram que 35% da amostra total apresenta déficit em habilidades sociais de acordo com o escore geral e sobre os escores fatoriais o maior déficit encontra-se no fator enfrentamento e autoafirmação (F1) identificado 72,70% (n=253), seguido por autoafirmação e expressão de sentimento positivo (F2) 41,09% (n=143), conversação e desenvoltura social (F3) em 25,3% (n= 88), autocontrole de agressividade (F5) 15,51% (n=54) e auto exposição a desconhecidos e situações novas (F4) em 13,18% (n=46). De acordo com (Del Prette & Del Prette, 2012), tais estudos evidenciam a relevância das habilidades sociais pensadas em interação com o contexto universitário sobretudo visando o planejamento de estratégias de intervenção como fatores de proteção ao público universitário.

 

Biografia do Autor

Thaís Cristina Gutstein Nazar, UFPR/UNIPAR

Psicóloga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente na Universidade Paranaense- UNIPAR. email: thaiscg@prof.unipar.br

Graciane Barboza da Silva, UNIPAR

Psicóloga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNIOESTE). email: graciane.psi@outlook.com

Ana Julia Polhman Zanatto, UNIPAR

Acadêmica participante do PIC/Curso de Psicologia da UNIPAR.

Michele Tartari, UNIPAR

Acadêmica participante do PIC/Curso de Psicologia da UNIPAR.

Brunesa Paulus de Morais, UNIPAR

Acadêmica participante do PIC/Curso de Psicologia da UNIPAR.

Downloads

Publicado

04-06-2020

Como Citar

GUTSTEIN NAZAR, Thaís Cristina; DA SILVA, Graciane Barboza; ZANATTO, Ana Julia Polhman; TARTARI, Michele; DE MORAIS, Brunesa Paulus. HABILIDADES SOCIAIS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 20, n. 1, 2020. DOI: 10.25110/educere.v20i1.2020.6550. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/6550. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa