AS MARCAS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIPAR E DA UFAC E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL
Resumo
Buscou-se com este trabalho lançar um olhar sobre o princípio da “inclusão social” que é um direito assegurado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Assegurou-se com este direito social e educacional permitir acessibilidade às pessoas com necessidades especiais nas instituições de ensino básico e ensino superior, como consta no art. 206 da CF/88 e do art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que deverá ser introduzida por meio de um documento interno denominado de Projeto Político Pedagógico – PPP. Com esta análise procura-se mostrar a eficácia da inclusão educacional por meio dos projetos político pedagógicos das Instituições de Ensino Superior dos Cursos de Pedagogia da Universidade Paranaense – UNIPAR – Campus – Umuarama/PR e da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta de Cruzeiro do Sul/AC. Este estudo foi submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UNIPAR e possui protocolo de aprovação nº. 27493/15. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada uma pesquisa documental para compreender como a inclusão educacional é proposta nos documentos analisados, com abordagem qualitativa. É possível concluir-se, deste modo, que o curso de Pedagogia e seu PPP têm papel fundamental na formação de um professor de qualidade que saiba integrar as crianças com deficiência, proporcionando-lhes uma inclusão efetiva na vida escolar e, futuramente, no ambiente universitário.Downloads
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