MEDICE MAN: O CURANDEIRO DA SELVA - CINEMA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
O Medicine Man: O Curandeiro da Selva é um filme cujo gênero é drama, distribuída pela Buena Vista Pictures, em 1992, e foi dirigido por John Mc Tiernan, tendo como cenário a Floresta Amazônica. Neste trabalho apresentamos uma breve análise do filme, ficção que narra a identificação de um composto químico orgânico por meio de uma técnica denominada de cromatografia. Tal substância, denominada de Pico 37, promete a cura do câncer. Além disso, o filme aborda outro aspecto científico: a planta bromélia empregada na alimentação dos povos nativos podendo inibir o aparecimento de neoplasias malignas. O filme permite abordar inúmeros aspectos como conceitos pertinentes capazes de compreenderem os processos biológicos, relacionando com os processos químicos, mas a opção foi pela descrição da intervenção didática que pode ser desenvolvida na abordagem dos conteúdos de Biologia e Química, chamando atenção para a concepção de Ciência apresentada no filme.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.