DEPRESSÃO INFANTIL: SINTOMAS E ASPECTOS SOCIAIS, PSICOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Sônia de Oliveira dos Santos Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Ana Paula Vitorino de Maio
  • Claudia Bruna de Brito Barbosa
  • Josiane Martins de Souza
  • Vivianne Augusta Pires Simões

Resumo

A depressão é uma doença atualmente considerada como mal do século, aparecendo na vida do indivíduo normalmente depois de algum episódio traumático, vícios ou estresse, e quando não tratada, arrasta problemas e dificuldades durante toda a vida do indivíduo. Com sintomas perceptíveis como, alteração de apetite, melancolia, tristeza profunda, perda de vitalidade, comportamentos suicidas, entre outros, a depressão não é difícil de ser percebida, podendo aparecer na vida da pessoa em qualquer fase, inclusive na infância, apresentando basicamente os mesmos sintomas de quando em uma pessoa adulta. Normalmente pode ser resultante de uma perda de um familiar querido ou de algo que necessitem, abusos, abandonos, bullying, vindo a apresentar isolamento, desânimo geral, emocional e intelectual. Como a criança passa boa parte da infância no ambiente escolar, pode ser um dos ambientes mais influentes e causadores da depressão, e também o local onde, com orientação e informação, pode ajudar muito no tratamento de crianças depressivas. O objetivo dessa revisão bibliográfica é apresentar a definição e sintomas da depressão, mostrando como essa doença atinge as crianças e as principais causas dela aparecer na fase infantil, demonstrando como pais e professores podem identificar e ajudar no tratamento dessa doença.

Downloads

Publicado

22-08-2016

Como Citar

SANTOS, Sônia de Oliveira dos; MAIO, Ana Paula Vitorino de; BARBOSA, Claudia Bruna de Brito; SOUZA, Josiane Martins de; SIMÕES, Vivianne Augusta Pires. DEPRESSÃO INFANTIL: SINTOMAS E ASPECTOS SOCIAIS, PSICOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 16, n. 1, 2016. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/5824. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão