Mapa conceitual: abordagem da aprendizagem significativa
Resumo
As mudanças no contexto educacional, associadas a estratégias pedagógicas inovadoras, tornaram-se o grande desafi o da nova era educacional para o ensino-aprendizagem. É imprescindível que o professor lance mão de práticas pedagógicas que estimulem e incentivem nos educandos o pensamento críticorefl exivo, que resulte em ações transformadoras da realidade da sociedade na qual esteja inserido. O trabalho visou demonstrar o mapa conceitual como ferramenta pedagógica inovadora, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. O mapa conceitual é uma representação gráfi ca da estrutura mental do conhecimento do indivíduo para a compreensão de novos conceitos e seus relacionamentos. O seu uso baseia-se nas premissas da aprendizagem signifi cativa, que potencializa condições para melhora do aprendizado, do pensamento e da elaboração de dinâmicas de estudo, contribuindo para a construção individual e colaborativa do conhecimento. O emprego desta estratégia pedagógica permite que o educando gerencie o seu ambiente de estudo, executando planejamentos, redação de relatórios, anotações com fi nalidade preparatória para as avaliações e integração dos conceitos estudados. Para os professores, contribui como metodologia de ensino de novos conteúdos, reforçando a compreensão das informações trabalhadas em sala de aula, verifi cando e avaliando a assimilação destes conteúdos por parte dos educandos. Concluímos que o uso dos mapas conceituais colabora para que as atividades em sala de aula ocorram de forma organizada, colaborativa e integrada, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento crítico-reflexivo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.