A prática do ensino na disciplina de clínica integrada nos cursos de Odontologia do estado do Paraná
Resumo
A Disciplina de Clínica Integrada desempenha um importante papel na formação do cirurgião-dentista. Isto posto, a preocupação com a prática do ensino é motivo de várias reuniões desenvolvidas entre professores, dirigentes e coordenadores de cursos de graduação em Odontologia participantes da Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO. Este trabalho tem como objetivo avaliar a prática do ensino na Disciplina de Clínica Integrada dos Cursos de Graduação em Odontologia do Estado do Paraná. Dos 14 Cursos de Odontologia do Estado do Paraná, quatro são de instituições públicas e 10 de privadas, sendo quatro cursos no município de Curitiba, dois em Ponta Grossa, dois em Londrina, três em Maringá, dois em Cascavel e um em Umuarama. Destes, somente nove responderam, voluntariamente, a todas as perguntas que abordavam: perfi l do corpo docente da disciplina; conteúdos ministrados; avaliação; seleção de pacientes; elaboração do plano de ensino. No que se refere à estruturação curricular dos Cursos de Odontologia do país, em conseqüência da autonomia educacional, pode-se concluir que existem discrepâncias na prática do ensino entre as Instituições de Ensino Superior - IES participantes, sendo que os pontos mais evidentes são as grandes variações existentes entre as cargas horárias oferecidas, seleções dos pacientes e, principalmente, nas formas de avaliação utilizada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.