A MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Marco Aurélio da Silva Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Sara Cristina Rampim Prado
  • Silvia Regina Watanabe
  • Vivianne Augusta Pires Simões

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trazer algumas reflexões sobre a Educação Musical nas escolas de todo o Brasil, os seus benefícios e os desafios que ainda estão sendo enfrentados e como podem ser superados. “Musicalizar é desenvolver os instrumentos de percepção necessários para que indivíduo possa ser sensível à música, apreendê-la, recebendo o material sonoro/musical como significativo – pois nada é significativo no vazio, mas apenas quando relacionado e articulado no quadro das experiências acumuladas, quando compatível com os esquemas de percepção desenvolvidos” Penna (1990, p. 22). O ato de musicalizar é desenvolver a sensibilidade pela música de modo que a pessoa reagindo internamente, desenvolva movimentos corporais, movida pelos sons.

Biografia do Autor

Marco Aurélio da Silva, Universidade Paranaense - UNIPAR

Sara Cristina Rampim Prado

Silvia Regina Watanabe

Vivianne Augusta Pires Simões

Downloads

Publicado

18-03-2016

Como Citar

SILVA, Marco Aurélio da; PRADO, Sara Cristina Rampim; WATANABE, Silvia Regina; SIMÕES, Vivianne Augusta Pires. A MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 15, n. 2, 2016. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/5622. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão