O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO TRABALHO DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS: O ENSINO DE BIOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DA ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
rabalho de campo. Enculturação científica. Ensino de Biologia.Resumo
O trabalho de campo é uma prática educativa que proporciona a aprendizagem ao colocar os alunos em contato com múltiplas realidades. Ele é uma prática comum na Ciência que pode ser utilizada no ensino de Biologia como uma estratégia para estimular os alunos a aprenderem a cultura científica. Partindo desse princípio, um trabalho de campo foi elaborado e realizado em uma área reflorestada da Universidade de São Paulo, campus da cidade de Ribeirão Preto-SP. Participaram da atividade alunos de 12 anos e dois monitores, sendo estes últimos alunos do curso de Ciências Biológicas. O objetivo do artigo foi identificar quais os elementos da enculturação científica que apareceram durante as interações discursivas entre monitor-monitor, monitor-aluno e aluno-aluno. Toda atividade foi filmada, transcrita e analisada. Considerando os elementos encontrados, os resultados evidenciaram o grande potencial pedagógico que possui uma atividade de trabalho de campo elaborada sob a perspectiva da encultaração científica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.