LINGUAGEM E DISCURSO EM SALA DE AULA EM UM AMBIENTE DE LUTA PELA TERRA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SEM-TERRINHA
Palavras-chave:
Educação, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), análise de discurso crítica.Resumo
Este trabalho pretende verificar como se desenvolvem as aulas em uma Escola Itinerante vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), a 30 quilômetros de Cascavel-PR. A escolha de tal instituição escolar se deu em virtude da abordagem educacional que o MST tem mantido em suas escolas, que consiste em privilegiar temas ligados aos cuidados com o meio ambiente, tais como a agroecologia, além de ter atribuído acentuada importância à formação de jovens e crianças como militantes do Movimento. Assim, buscou-se desvendar, por meio da linguagem, aspectos ligados à formação das identidades dos alunos da quarta-série dessa escola e de que maneira a formação militante contribui para a construção das identidades de Sem-Terrinha. A fundamentação teórica deste trabalho se baseia principalmente nos autores da Análise de Discurso Crítica, que discutem as questões relacionadas à construção das identidades, principalmente Moita Lopes, que traz para a sala de aula a aplicação de tais conceitos. Na realização da pesquisa de campo foi utilizada uma abordagem de cunho etnográfico, na qual o pesquisador, imerso no ambiente a ser estudado, observa as cenas cotidianas da sala de aula e as relações que estabelecem os sujeitos dessa totalidade. Para tanto, foram feitas gravações das aulas bem como entrevistas tanto com as crianças quanto com o educador que atuava naquela turma. Desta forma, o que contemplou no âmbito do trabalho seria especialmente como se dão as relações entre os sujeitos do discurso na sala de aula, e de que forma atuam uns sobre os outros na construção de suas identidades.Downloads
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