EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação, Matemática, Matemática CríticaResumo
Este artigo foi elaborado para provocar reflexões em torno do ensino de matemática por intermédio da Educação Matemática Crítica. Apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo, interpretar a concepção de futuros professores sobre a Educação Matemática Crítica. Tal pesquisa foi aplicada a acadêmicos (em sua maioria, jovens) do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade de Cascavel no Paraná, Brasil. Inicialmente foram feitas considerações em torno da Educação Crítica, estabelecendo relações entre ela e a Educação Matemática. Para a coleta de dados, os trabalhos foram realizados de modo que os acadêmicos produzissem uma aula para ser aplicada a alunos do Ensino Médio. Tais produções constituíram uma quantidade substancial de material para a análise. Os resultados mostraram que a capacidade de produção dos acadêmicos é boa, pois propuseram situações problematizadoras bastante interessantes em diversos campos, principalmente, o social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.