EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA
Resumo
Neste texto, foi realizado um estudo sobre a organização burocrática enquanto sistema social racional, no qual a divisão do trabalho é metódica e disciplinarmente conduzida para determinados fins visados, procurando compreender o fenômeno burocrático enquanto forma de poder, controle e alienação. A fundamentação teórica principal foram obras de Fernando Motta e Bresser Pereira, que por sua vez, apóiam-se em Max Weber. Procurou-se compreender as características e funções das burocracias, para, de um lado, conceituá-las e entender seu funcionamento, e, de outro lado, analisá-las como um sistema social de dominação a serviço da própria organização. Objetivou-se, também, situar a escola enquanto organização burocrática por excelência.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.