REPRODUÇÃO SOCIAL E RESISTÊNCIA POLÍTICA NA ESCOLA CAPITALISTA: UM RETORNO ÀS TEORIAS REPRODUTIVISTAS
Palavras-chave:
Educação, Reprodução social, Reprodução cultural, Consciência políticaResumo
O presente artigo tem por escopo discutir o conceito de reprodução social e cultural via escolarização, analisando suas reais potencialidades e contribuições para a construção de um discurso de resistência em educação. Almeja-se, a partir do método comparativo, verificar a existência de conexões entre os paradigmas da reprodução e da resistência. Para o sucesso de nosso propósito, percorrerem-se neste estudo as principais características de ambos os conjuntos teóricos, algumas vezes confrontando-os com o intuito de encontrar elementos teóricos comuns, com vistas em compreender a influência das teorias da reprodução em educação e acompanhar a própria trajetória da sociologia da educação durante o século XX. Para tanto, dialogar-se com os principais representantes dos referidos paradigmas e com alguns dos comentadores mais influentes que se dedicaram ao assunto. Desse modo, espera-se dar conta das dificuldades inerentes a tão relevante tema para o campo da educação.
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