A APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Diego Marlon Santos
  • Jaqueline de Freitas Zucoloto
  • Célia Macorin Gomes

Palavras-chave:

Educação a Distância, Aprendizagem significativa, Memorização compreensiva, Funcionalidade e construtivismo

Resumo

Diante ao surgimento de novas tecnologias a Educação a Distância vem passando por transformações propiciando assim, o desenvolvimento de uma aprendizagem independente e flexível. Neste contexto, este artigo tem como objetivo destacar a construção do conhecimento, princípios e ideias de concepções construtivistas e a autonomia intelectual que se tornam presentes a todo o momento no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, analisa-se o processo ensino-aprendizagem a partir de três aspectos essenciais; a aprendizagem significativa, memorização compreensiva e funcionalidade do aprendido, na qual o aluno constrói, modifica, diversifica e coordena os seus esquemas, enriquecendo seu conhecimento. A aprendizagem por cooperação na Educação a Distância se destaca conduzindo a níveis altos de desenvolvimento cognitivo; todavia, o trabalho deve ser realizado em conjunto, de modo que aluno e professor realizem um estudo que possam compartilhar múltiplas perspectivas.

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Como Citar

SANTOS, Diego Marlon; ZUCOLOTO, Jaqueline de Freitas; GOMES, Célia Macorin. A APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 10, n. 2, 2012. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/3607. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão