O DESVELAR DO MUNDO PARA A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Conhecimento de mundo, Metodologia, ExperiênciaResumo
Considerando-se a curiosidade da criança pequena por tudo que a cerca, mostrou-se eficiente a prática pedagógica que utiliza o conhecimento do mundo como conteúdo e direcionada do geral para o específico. Assim, é fundamental verificar a validade metodológica de se trabalhar do distante para o próximo. Nesse sentido, no presente estudo foi elaborado um plano de ensino que permitisse explorar largamente e com mobilidade os conhecimentos de mundo, abrangendo todos os temas levantados pelas crianças. Essa pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Infantil, no interior do Estado de São Paulo, em uma classe de etapa II, formada por 32 alunos de 6 anos, que já haviam frequentado o maternal e a etapa I. A pesquisa teve seu início por meio da observação do centro de interesse da turma, que foi diagnosticado na roda da conversa. A partir da discussão sobre o dia que estava nublado, as crianças queriam saber para onde tinha ido o sol. Desse modo, surgiu a diretriz do trabalho: “O conhecimento do mundo físico”. O planejamento foi elaborado na horizontal e espiral, sendo flexível e determinador da sequência do trabalho, partindo do Sistema Solar para Planeta Terra, Brasil, Estado de São Paulo, Cidade, Vila, Escola, Moradia, Família e o “Eu”. Portanto, do geral para o específico estratégia oposta da prática municipal, que focava no desenvolvimento céfalo-caudal, considerando o próximo distal. Quatro etapas foram aplicadas – plano de ensino, execução, relatos e avaliação, tais etapas forneceram material para responder a questão inicial, que muitas vezes se perde no caminho, tamanha a riqueza do processo. Ao final do ano letivo, pode-se diagnosticar o trabalho como muito positivo.Downloads
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