BREVE REFLEXÃO SOBRE LETRAMENTO E A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Autores

  • Sandro Bochenek

Palavras-chave:

Formação de professores, Língua portuguesa, Letramento, LDB

Resumo

Objetiva-se por meio deste artigo realizar uma breve discussão sobre a história de formação de professores de língua portuguesa no Brasil, sobre a inserção do conceito de letramento e como essa problemática foi tratada em termos de legislação educacional no decorrer histórico. Acredita-se que, a educação de Ensino Médio no Brasil é fruto de uma série de medidas legais que vem ocorrendo ao longo de anos. Porém, percebe-se que há um grande fosso entre o que sugere as Leis voltadas à educação e o que ocorre em sala de aula. Nota-se também, que há uma série de medidas da legislação que, influenciaram (e ainda influenciam) a maneira como é conduzido o ensino de língua portuguesa no Brasil. Neste contexto, pretende-se discutir alguns dos momentos decisivos à formação de professores de língua portuguesa no Brasil. A justificativa para análise dessa problemática deve-se ao pouco material existente, que trate especificamente da formação de professores de língua portuguesa, e também devido às alterações na legislação educacional, que sugerem limites de formação mínima necessária a esses professores.

Downloads

Como Citar

BOCHENEK, Sandro. BREVE REFLEXÃO SOBRE LETRAMENTO E A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/3233. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão