BREVE REFLEXÃO SOBRE LETRAMENTO E A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Palavras-chave:
Formação de professores, Língua portuguesa, Letramento, LDBResumo
Objetiva-se por meio deste artigo realizar uma breve discussão sobre a história de formação de professores de língua portuguesa no Brasil, sobre a inserção do conceito de letramento e como essa problemática foi tratada em termos de legislação educacional no decorrer histórico. Acredita-se que, a educação de Ensino Médio no Brasil é fruto de uma série de medidas legais que vem ocorrendo ao longo de anos. Porém, percebe-se que há um grande fosso entre o que sugere as Leis voltadas à educação e o que ocorre em sala de aula. Nota-se também, que há uma série de medidas da legislação que, influenciaram (e ainda influenciam) a maneira como é conduzido o ensino de língua portuguesa no Brasil. Neste contexto, pretende-se discutir alguns dos momentos decisivos à formação de professores de língua portuguesa no Brasil. A justificativa para análise dessa problemática deve-se ao pouco material existente, que trate especificamente da formação de professores de língua portuguesa, e também devido às alterações na legislação educacional, que sugerem limites de formação mínima necessária a esses professores.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.