AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM O EXAME VESTIBULAR UNICAMP

Autores

  • Julio Sergio Santos
  • Ângelo Luiz Cortelazzo

Palavras-chave:

Avaliação, Biologia celular, Aprendizagem e ensino

Resumo

Neste estudo analisam-se as avaliações que são empregadas pelos professores do Ensino Médio na disciplina de Biologia, quando é abordado o tópico sobre Biologia Celular, traçando um paralelo entre as avaliações realizadas e os conteúdos de outras avaliações de âmbito mais geral, com destaque para o Exame Vestibular da UNICAMP. Nas quatro escolas públicas selecionadas foi proposto um conjunto de questões aos professores. Este conjunto de questões mostrou a forma como o professor encara o processo de ensino e aprendizagem, e como a avaliação se insere nesse contexto. Tais questões corresponderam a dois instrumentos: o primeiro, entrevista, (com questões discursivas e abertas) a 15 professores de Biologia; e o segundo: entrevista (questionário tipo likert,) aplicado à 59 professores de várias disciplinas. O conjunto de questões, por meio de entrevista e observações demonstraram que existe uma estreita relação de influência entre os exames vestibulares da Unicamp, com os conteúdos e a forma de estabelecer o programa desenvolvido para as avaliações, Todavia, essa relação resumiu-se às características de classificação dos alunos e a extensão de conteúdos, os quais, em certas escolas, foram mais aprofundados que outras.

Downloads

Como Citar

SANTOS, Julio Sergio; CORTELAZZO, Ângelo Luiz. AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM O EXAME VESTIBULAR UNICAMP. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/3231. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa