AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM O EXAME VESTIBULAR UNICAMP
Palavras-chave:
Avaliação, Biologia celular, Aprendizagem e ensinoResumo
Neste estudo analisam-se as avaliações que são empregadas pelos professores do Ensino Médio na disciplina de Biologia, quando é abordado o tópico sobre Biologia Celular, traçando um paralelo entre as avaliações realizadas e os conteúdos de outras avaliações de âmbito mais geral, com destaque para o Exame Vestibular da UNICAMP. Nas quatro escolas públicas selecionadas foi proposto um conjunto de questões aos professores. Este conjunto de questões mostrou a forma como o professor encara o processo de ensino e aprendizagem, e como a avaliação se insere nesse contexto. Tais questões corresponderam a dois instrumentos: o primeiro, entrevista, (com questões discursivas e abertas) a 15 professores de Biologia; e o segundo: entrevista (questionário tipo likert,) aplicado à 59 professores de várias disciplinas. O conjunto de questões, por meio de entrevista e observações demonstraram que existe uma estreita relação de influência entre os exames vestibulares da Unicamp, com os conteúdos e a forma de estabelecer o programa desenvolvido para as avaliações, Todavia, essa relação resumiu-se às características de classificação dos alunos e a extensão de conteúdos, os quais, em certas escolas, foram mais aprofundados que outras.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.