A METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR COMO APOIO AO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Claudete Rempel
  • Silvana Neumann Martins
  • Marlise Heemann Grassi
  • Eduardo Périco

Resumo

As instituições de ensino superior devem preocupar-se constantemente com a formação de recursos humanos qualificados e competentes e com a sua inserção na sua região de abrangência. Assim, devem entender que o processo de formação não envolve somente a transmissão passiva de conteúdos, mas a recriação, a renovação, o avanço e o desenvolvimento do conhecimento. Devem pensar também que se faz necessário que isso seja concretizado num processo acadêmico, científico e cultural, que relacione o ensino, a pesquisa e a extensão, o que requer uma intensificação da relação com a realidade social em que estão inseridas, bem como o envolvimento dos docentes com essa proposta acadêmica. O presente trabalho resgata o histórico da disciplina de Metodologia do Ensino Superior ministrada no período de 2000 a 2007, em um Centro Universitário, forma de instituição que, perante a legislação vigente, deve primar pela excelência de ensino,. Além disso, objetiva analisar os trabalhos desenvolvidos pela equipe de professores envolvida com a disciplina e propõe sua incorporação às ações do Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP, uma vez que há objetivos comuns, no sentido de qualificar a ação docente da instituição.

Downloads

Como Citar

REMPEL, Claudete; MARTINS, Silvana Neumann; GRASSI, Marlise Heemann; PÉRICO, Eduardo. A METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR COMO APOIO AO DOCENTE UNIVERSITÁRIO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 9, n. 2, 2010. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/2946. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa