EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: HISTÓRIAS SOCIALMENTE CONSTRUÍDAS
Resumo
O presente estudo aborda dois aspectos interdependentes: a infância e a educação. Historicamente, ambas foram construídas com objetivos específicos, porém sempre estiveram ligadas. Com o advento da era industrial e tecnológica, tornou-se necessário procurar novas possibilidades de adaptação social. Ocorre que, muitas vezes, essa adequação não se mostrou a mais indicada, pois, por fazermos parte de uma sociedade neoliberal, os interesses estão voltados para a preservação e multiplicação do capital. A infância sofre diretamente essa influência, uma vez que a educação das crianças é o objetivo principal da escola, que, por sua vez, é um dos alvos da sociedade capitalista. Ela produz e reproduz os meios necessários para a perpetuação mercantil. A criança perde seu espaço do brincar inocente e passa a participar ativamente desse meio econômico. Muitas vezes é discriminada e excluída, por não ter as condições necessárias para participar das atividades exigidas, ou por lhe serem negadas as condições ideais para que supere suas dificuldades quando atingir a idade “adequada” para ser definitivamente integrada à vida adulta. Vencer as barreiras impostas pela sociedade capitalista é o principal desafio que o ser humano encontra. Muitas vezes é privado de seus direitos e constantemente lembrado de seus deveres. Sem condições básicas, luta incansavelmente por sua sobrevivência e bravamente se mantém alerta, pois quando houver oportunidade encontrará o caminho que o levará a mudar sua condição de dominado para um ser liberto das amarras neoliberais.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.