AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE SAÚDE OCULAR ENTRE PROFESSORES DO ENSINO REGULAR E ESPECIAL DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DO NOROESTE DO PARANÁ
Resumo
O compromisso com a formação do cidadão com Deficiência Visual (DV) exige uma prática educacional voltada à compreensão da realidade social, dos direitos e das responsabilidades em relação à sua vida pessoal e comunitária. Um curso foi ministrado com proposta de implantar um ensino alternativo sobre o órgão da visão, sintetizando a intencionalidade do compromisso com a formação educacional do cidadão com DV. Por intermédio de uma parceria com a Secretaria da Educação Especial, do Núcleo Regional de Educação foram convidados professores que ministravam aulas para alunos com DV nos anos de 2006 e 2007. Com duração de 8 horas, o curso foi dividido em dois momentos. No primeiro, aplicou-se pré-teste, seguido da explanação teórica da anatomia do órgão da visão. No segundo momento, foram realizadas 8 oficinas práticas sobre os temas: anatomia do sistema visual; maquete funcional da óptica da visão; indução de catarata; daltonismo e ilusão de óptica; dissecção de olho bovino; visualização microscópica de células nervosas e retina em lâminas de tecido nervoso; teste de memória visual; maquete dos músculos do olho, explicando o estrabismo. Na seqüência, aplicou-se o pós-teste. Observou-se uma grande carência da compreensão dos mecanismos fisiológicos das principais patologias visuais. Por meio da prática, obteve-se uma melhor aprendizagem e assimilação dos assuntos abordados. As oficinas muito contribuíram para tornar o curso mais atrativo. O curso sobre o órgão da visão, promovido pelo Museu Interdisciplinar de Ciências, atingiu seus objetivos e atendeu às expectativas dos participantes, de forma satisfatória.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.